terça-feira, 7 de outubro de 2014

Ásia - Aspectos Físicos

Relevo

      A Ásia está localizada a leste do meridiano de Greenwich, ou seja, no Hemisfério Oriental. De todos os continentes existentes, a Ásia é o maior, sua área é de 44 milhões de quilômetros quadrados.
     Os limites de fronteira que existem no continente asiático são: ao norte, Oceano Glacial Ártico; ao sul, Oceano Índico; a leste, Oceano Pacífico; a oeste, Mar Vermelho, que o separa do continente africano, o Mar Mediterrâneo e os Montes Urais que o separa da Europa.
     O continente asiático é marcado por: vastas planícies aluviais (terrenos baixos e planos junto aos cursos de água), costeiras e grandes planaltos com altíssimas cordilheiras, que se estendem por uma vasta área do Centro-Sul, desde a Turquia até a Indonésia. Isso tudo faz da Ásia o único continente com quase mil metros de altitude média. As mais altas montanhas localizam-se na cordilheira do Himalaia, mas há outras espalhadas por todo o território, estando localizadas no continente as 18 montanhas mais altas do mundo.      
     O relevo asiático se caracteriza por apresentar contrastes extremos de altitude:

* o monte Evereste, ponto culminante do relevo mundial, situa-se no Nepal, próximo da fronteira com a China.        
O Planalto Tibetano situa-se entre o Himalaia a sul e o Deserto de Taklamakan a norte.

* as mais elevadas cordilheiras e planaltos da Terra: Himalaia, Pamir e Tibete, onde se localizam os pontos mais altos do globo com altitudes superiores a 7.000 metros.

* a maior depressão absoluta do planeta: o Mar Morto, 395 metros

      Algumas regiões banhadas pelo oceano Pacífico pertencem ao Círculo de Fogo, ou seja, devido a sua formação geológica recente estão sujeitas a erupções vulcânicas e a terremotos. É o caso do Japão e da Indonésia.  
      Alguns planaltos são muito altos e se intercalam às cordilheiras, como é o caso do Pamir e do Tibete, contrastando com outros mais antigos, de altitudes menos elevadas, como os da Armênia e do Decã.         
    As planícies fluviais (quando um rio é responsável por sua formação) asiáticas são recobertas com o aluvião trazido pelos rios que as percorrem e que se dirigem principalmente para os oceanos Índico e Pacífico. As principais planícies fluviais são a Indo-gangética (Índia), a Mesopotâmica (Iraque), a Siberiana (Rússia) e as dos rios Yangtzé (China) e Mekong (Vietnã).   
   O continente asiático projeta, em direção aos oceanos que o circundam, diversas penínsulas, sendo as principais a da Anatólia, a Arábica, a Indostânica, a da Indochina e a da Coreia.


 Fonte imagem:
http://pcpienelzapa.blogspot.com.br/2013_11_01_archive.html

Fonte texto:
http://www.brasilescola.com/geografia/asia.htm e http://bigsamtorandoojuizo.blogspot.com.br/2009/09/jogo-de-damas-no-power-point.html


Considerações
     O continente tem áreas favoráveis a ocupação humana, mas apresenta grandes contrastes de altitudes. Isso contribui para a existência de lugares densamente povoados. Áreas onde as temperaturas são mais amenas devido ao relevo mais alto, podem ter "vazios" habitacionais.


Climas e regionalização

       Ásia Setentrional (Norte): clima – Polar e subpolar, invernos rigorosos com até 50° abaixo de zero! A vegetação Taiga ou floresta de coníferas (forma de cones) e a Tundra (resiste a baixas temperaturas) predominam na região.  Em relação à parte hidrográfica os rios são extensos, usados para a geração de energia, principais são: Ob, Ienisei e o rio Lena. Uma curiosidade é o solo Tchernozion (rico em nutrientes apresentando alta produtividade agrícola).
    Ásia Central – Apresenta clima seco e semiárido, vegetação de estepes e áreas desérticas. Os dois grandes rios se destacam: Amur Daria e o Syr Daria. Essa região é marcada por muitos conflitos.
      Oriente Médio – Nessa região o fator climático é crucial, pois ela é composta de desertos. Os rios de grande valor até mesmo histórico e cultural são os Tigre e Eufrates. Muita escassez de chuvas e por isso a vegetação é composta de plantas xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco, desértico. Uma curiosidade dessa região é a concentração de jazidas de petróleo, e os constantes conflitos entre árabes e israelenses.
    Sudeste Asiático – Nessa região temos um clima equatorial o que favorece a presença de florestas exuberantes.  No sudeste há grande ocorrência de abalos sísmicos, vulcões e terremotos. Destaque para o de 2004 na Indonésia que atingiu mais de 250 mil pessoas, atingidos por um Tsunami (onda oceânica) .
    Extremo Oriente - Clima subtropical e temperado.  Portanto as florestas também são subtropicais e temperadas com exceção do oeste da China que apresenta clima frio de montanha e vegetação xerófila e estepes. Caracterizado pela presença do Japão e do Monte Fuji e dos mais de 200 vulcões, alguns ativos.
    Ásia Meridional (sul)– A vegetação predominante são as florestas tropicais nas áreas úmidas e nas áreas semi úmidas, temos as savanas.  Uma curiosidade dessa região é a Cordilheira do Himalaia, uma cadeia de montanhas, onde se destaca o Monte Everest, com 8.848 metros de altitude.  O clima é o tropical, caracterizado pelo regime das monções. Esse regime é o fenômeno que acontece com a direção dos ventos, que podem ocasionar secas prolongadas, ou grandes períodos de chuvas. As secas ocorrem no inverno de dezembro a maio, e as chuvas de junho a novembro caracterizam a monção de verão.

Fonte imagem:
http://pt.slideshare.net/rodrigobaglini/aspectos-fsicos-da-sia 

Fonte texto:
http://blogdoenem.com.br/geografia-asia-regionalizacao/


Considerações

      Por ser o maior continente do mundo, a Ásia pode ser dividida em diferentes regiões, como as mostradas acima. Cada uma apresenta climas diferentes que favorecem a formação de uma determinada vegetação, a ocupação humana e o volume de rios.

Vegetação

      O relevo e a diversidade do clima são fatores que determinam a sua cobertura vegetal. No norte da Ásia onde faz mais frio, as temperaturas chegam, em determinados locais, a 70°C. Encontramos dois tipos de vegetação: a tundra, nas regiões onde predomina o frio polar, e a floresta de Taiga, onde existe a ocorrência do frio continental.
      A Tundra é formada por liquens e musgos; é bastante pobre e passa a maior parte do tempo congelada. No alto verão, quando ocorre o degelo, a Tundra ressurge com flores.
     A Taiga tem, como espécies predominantes, formações florestais que possuem folhas pontiagudas, em forma de agulha para diminuir a perda da água, como o pinheiro.
       A Taiga siberiana é bastante explorada e dela se retira principalmente a madeira para a fabricação de papel.
    As estepes e pradarias aparecem nas áreas próximas aos desertos. São espécies rasteiras de gramíneas, com poucos arbustos.
      As Gramíneas servem de alimento para os rebanhos de ovinos e caprinos. A vegetação de deserto aparece onde as condições de aridez são muito acentuadas; constitui-se de plantas rasteiras e arbustos isolados. Esta vegetação é chamada de xerófila. Nas ilhas de maior umidade, aparece os oásis, com tamareiras e outras espécies típicas.
     As Florestas Tropicais e Equatoriais aparecem nas regiões próximas ao Equador que apresentam elevadas temperaturas e altos índices pluviométricos, como: Península Malaia, Península da Indochina, uma parte da índia e nas ilhas Sumatra, Bornéo, Nova Guiné e Filipinas.
   Devido às altas temperaturas e a umidade, a Ásia Equatorial e Ásia das Monções apresentavam uma vegetação original densa e com árvores de grande altura. Estas florestas foram tão exploradas pelo homem que modificaram o ecossistema. A Savana aparece nas áreas vizinhas as florestas tropicais e equatoriais.
     A Floresta Subtropical e Temperada ocorre em áreas do território chinês, Coréia do Norte e Coreia do Sul e no Japão. Estas florestas também sofreram intensa exploração e ocupação humana.

Fonte imagem:
http://geoprotagonista.blogspot.com.br/2013/07/asia-clima-vegetacao-e-relevo.html

Fonte texto: 
http://continenteasiatico106.blogspot.com.br/2009/06/vegetacao.html

Considerações

 O relevo e o clima têm grande influência na diversidade da vegetação. O continente apresenta grandes contrastes de altitudes e regiões de desertos. Há florestas adaptadas a temperaturas mais altas (tropicais e equatoriais) ou mais baixas (tundra e taiga), razão pela qual, a flora asiática varia muito.

Hidrografia

   A Ásia é um continente de grande diversidade hidrográfica contendo rios, lagos e até planícies decorrentes destes.
    Um exemplo são os rios Ganges e Bramaputra, cujo delta (formação semelhante a um triângulo na foz dos rios), deles formam uma planície de sedimentação.
    Esta planície de sedimentação está localizada em um país com elevado índice populacional, Bangladesh, com mais de 160 milhões de habitantes sendo 1.102 por quilômetro quadrado.
    Além dos rios, encontramos lagos asiáticos importantes como o Baikal localizado na Rússia, Balkhash localizado no Cazaquistão e outros como o Mar Cáspio que divide a Ásia da Europa, Mar de Aral e Mar Morto.
    Os lagos e rios localizados nas altas latitudes do continente asiático são congelados no inverno rigoroso.
    Tanto as chuvas abundantes da região influenciada pelos climas equatorial e tropical quanto a grande quantidade de neve derretida das altas montanhas favorecem a existência de grandes rios, que correm em quase todas as direções do continente asiático.

Fonte imagem:
http://www.mapacarreteras.com/3-mapa-asia-continente/

Fonte texto:
http://bigsamtorandoojuizo.blogspot.com.br/2009/09/jogo-de-damas-no-power-point.html e http://aprendizado-escolar.blogspot.com.br/2012/08/asia-hidrografia.html

Considerações

   O clima e o relevo têm grande influencia na hidrografia asiática. Áreas tropicais e equatoriais com chuvas abundantes contribuem para a existência de grandes rios. A neve derretida das montanhas também contribui para o aumento do volume destes rios.
     Apesar de poucos, os lagos asiáticos possuem grande extensão. Os rios localizados em regiões de maior latitude, se congelam, formando longas planícies. 

Um comentário:

  1. Casino in North Las Vegas - MapyRO
    Find your 용인 출장마사지 way around the casinos. We have 5 restaurants, and a 포항 출장샵 casino with over 공주 출장마사지 5,000 square feet of gaming 파주 출장마사지 space in 경기도 출장샵 North Las Vegas, NV.

    ResponderExcluir